ÁFRICA DO SUL

Viajando grávida para Durban, África do Sul

Como comentei no post anterior, fomos à Durban, na África do Sul, pois tínhamos trabalhos para apresentar XIV World Forestry Congress, em setembro de 2015. Tínhamos vontade de conhecer a África do Sul, mas Durban a princípio não estava nos nossos planos, porém acabou surgindo uma oportunidade perfeita!

Durban é a terceira maior cidade do país em número de habitantes, perdendo apenas para Joanesburgo e Cidade do Cabo. É também a maior cidade indiana do mundo fora da Índia. Esse é um fator bem marcante e perceptível onde quer que se ande em Durban, não apenas pela fisionomia das pessoas, mas pela alimentação e comércio também!

Hospedagem

Sempre quando planejamos nossas viagens priorizamos o fator localização para escolher o hotel. Buscamos optar por locais que sejam de fácil acesso para os principais pontos que iremos visitar. Como o congresso era no Durban Exhibition Centre, procuramos um hotel próximo, já que seria o lugar que mais visitaríamos enquanto estivéssemos lá. Na verdade essa região era uma das melhores regiões para se hospedar na parte central de Durban. Por ali tinham vários hotéis excelentes, a região era tranquila e o acesso para praia e centro era bem fácil.

hotel durban
Road Lodge Durban – Fonte: https://clhg.com/hotels/315/Road-Lodge-Durban

 

 

Nos hospedamos no Road Lodge Durban (https://clhg.com/hotels/315/Road-Lodge-Durban). O hotel era indicado pela organização do evento, então além de ficar bem próximo do local, tinha vans do congresso que levavam e traziam a gente pro hotel ao longo do dia (demais né?).

Quando vi que a organização do congresso indicava o hotel já fui buscar no trivago os melhores preços e opções de reserva para este hotel (não é fazer publicidade nem nada, até porque o trivago não me apoia nisso – podia né trivago? – mas acho muito bom o trivago, pois lá ele busca entre os vários sites de reserva de hotel, a opção mais barata para aquele que tu quer reservar, além de poder ver as opções de hotéis disponíveis por região, ordenar por preço, classificação, enfim).

hotel durban 2
Road Lodge Durban – Fonte: https://clhg.com/hotels/315/Road-Lodge-Durban

O local em que estava o melhor preço para este hotel foi no Expedia, então fiz a reserva por lá (na época – setembro de 2015 – a diária saiu em torno de 140 R$). O Hotel era simples, o quarto não muito grande, mas era tranquilo, o minimamente confortável e o principal, super bem localizado! Inclusive tinha um McDonald`s bem na frente do hotel, junto do estacionamento, o que foi bem prático nos dias que chegávamos bem cansados e não queríamos sair para comer.

Nosso roteiro em Durban

Nosso roteiro em Durban foi adaptado em função do Congresso e também da gravidez (estava com quase 6 meses, então a programação tinha que ser mais “light”- nada de mergulho com o tubarão branco 😦 ).

Durante os dias do evento, em intervalos ou quando a programação não estava tão interessante, aproveitamos para conhecer a cidade. Apenas reservamos um dia inteiro para ir até a Hluhluwe-Imfolozi Park, para fazer o Safári.

Durban Golden Mile

durban1

durban2
Calçadão na Durban Golden Mile

Caminhamos algumas quadras desde o Durban Exhibition Centre (local do evento) até a Durban Golden Mile, a orla de Durban, no Oceano Índico, que vai desde o estádio (Moses Mabhida Stadium – estádio lindo que foi sede da Copa do Mundo de 2010) até o Ushaka Marine World (o maior aquário da África do Sul e um dos maiores do mundo). A Golden Mile é uma das atrações mais visitadas em Durban.

Tem um calçadão ao longo de toda orla, uma rua que acompanha a orla (Lower Marine Parede St) e vários trapiches que você pode subir (como nas praias próprias para banho eles colocam redes de isolamento dos tubarões, eu imagino que esses trapiches auxiliam nisso).

durban3
Durban Golden Mile

Nós caminhamos cerca de 2km desde a parte central da Golden Miles até o Aquário. A caminhada foi muito tranquila, tem vários pontos lindos ao longo da orla, vários hotéis, restaurantes, quiosques e uma piscina pública gigante. Valeu a pena a caminhada!

Ushaka Marine World

Antes de irmos a Durban uma amiga já havia me dito que era imperdível o Aquário de Durban (http://www.ushakamarineworld.co.z). Ele fica no finalzinho da Golden Miles e é na verdade um misto de aquário, parque aquático com várias atrações como show de golfinhos, pinguins, leões marinhos, encontro com tubarões, entre outras atrações. Os tickets são comprados de forma separada: tu podes comprar tickets só para a parte do Sea World (Aquário e shows), para o Wet`n wild (parque aquático), para o encontro com os animais (dá pra entrar no tanque dos tubarões) e também para Swing & Splash (pega o parque aquático mais um parque de aventuras). Há também algumas opções de combo, que podem combinar mais de uma atração. Pelo pouco tempo nós acabamos ficando apenas com a opção do Aquário e shows, mas que mesmo assim já valeu muito a pena!

durban4
Aquário dentro do navio no Ushaka Marine World
durban5
Esqueleto de baleia no aquário do Ushaka Marine World

O Aquário por si só é uma atração a parte!!! Ele está dentro de um antigo navio! É simplesmente fantástico!!! E todo o clima do interior do antigo navio faz a experiência valer muito a pena. Também tem um restaurante na parte superior do navio que parecia ser excelente, mas acabamos comendo em um quiosque dentro do parque.

Há vários tanques com diferentes tipos de peixes, tubarões, raias, tartarugas, enfim… Uma infinidade de biodiversidade do mundo marinho. Os tanques são dispostos como vitrines mesmo, o que proporciona maior contato com os animais! É muito legal!

Sem dúvida nenhuma foi o aquário mais bonito e legal que eu já visitei! Recentemente fomos ao Sea Life em Orlando, que também é muito legal e bonito, mas achei esse de Durban bem maior e interessante! Revendo as fotos agora já dá uma vontade enorme de voltar para levar o Marquinho fora da barriga! Tenho certeza que ele iria amar!!!

Fora do Aquário tem várias atrações com horários agendados. No período que estávamos lá conseguimos ver um show com os leões marinhos, golfinhos e uma atração bem educativa sobre a vida dos pinguins.

Foi uma experiência muito legal e é um programa ótimo para todas as idades!!!

Para voltar, como a gravidinha estava bem cansadinha e não muito disposta para andar dois quilômetros, pegamos um ônibus urbano que era bem tranquilo. A linha se chama people mover e tu pode comprar um ticket para uma viagem só (single journey) ou o full day pass, que pode ser usado em quantas viagens quiser ao longo de 24 horas. Achei bem legal, o ônibus passa a cada 15 minutos e tem dois roteiros diferentes: um que passa pela praia, que foi o que utilizamos nesse dia, e outro que vai por toda a cidade, até o Durban Botanic Garden e Victoria Market, que foi o que usamos no outro dia.

Mais informacões sobre rotas e valores podem ser encontradas aqui (http://www.durban.gov.za/City_Services/ethekwini_transport_authority/Pages/People_Mover.asp). O que não nos recomendaram a andar lá foi com as vans particulares. Tem um monte distribuída pela cidade e eles lotam de gente e andam de qualquer jeito. Realmente não me pareceu muito seguro.

Durban Botanic Gardens

durban11
Durban Botanic Gardens

Outro dia que conseguimos dar uma escapadinha do congresso pegamos novamente o People Mover e fomos até o Durban Botanic Gardens (https://www.durbanbotanicgardens.org.z). O Jardim Botânico de Durban realmente é muito bonito! É super interessante para conhecer as espécies locais e também espécies de outros lugares do mundo (Tinha até um espaço com espécies da América do Sul que tinha várias espécies brasileiras).

Bom, nós como Engenheiros Florestais adoramos o passeio e acredito que quem gosta de natureza vai amar também! Tem vários jardins e espaços diferentes! Se tens tempo, dá pra ficar horas e horas explorando o local!

Victoria Street Market

Bom, ainda com o People Mover, utilizando o full-day pass, saímos do Durban Botanic Gardens e fomos até o Victoria Street Market. Tinha lido que era o melhor lugar para comprar coisas típicas e lembranças. Na verdade o Victoria Street Market tem duas partes: uma é bem como um mercado público, com venda de peixe, frutas e comidas locais e o outra com várias lojinhas com produtos indianos e africanos.

lembrancas
Artesanato em madeira comprado no Victoria Market

A região do Victoria Market parece um pouco tensa… Bem diferente das outras regiões de Durban que havíamos visitado. O trânsito é uma loucura e parece bastante perigosa. Inclusive fiquei um pouco receosa de tirar minha câmera da bolsa e acabei não tirando nenhuma foto de lá. Mas é bem interessante para conhecer a cultura local. A todo custo os vendedores querem te vender os produtos e competem com outros vendedores. Ah e lá tem que pechinchar muito! Eles jogam um preço para as coisas mas se tu for chorando eles vão baixando até que tu leve o que quer… E se não levar eles ficam xingando (rs). Lá compramos nossas lembrancinhas da viagem, incluindo trabalhos em madeira artesanais de alguns dos animais que vimos no safári.

Moses Mabhida Stadium

Também utilizando o People Mover fomos até o Moses Mabhida Stadium, que foi sede durante a Copa do Mundo de 2010. Já tinha visto o estádio de longe e tinha achado muito bonito, aí vi que tinha tours dentro do estádio, inclusive uma espécie de teleférico com visão panorâmica do estádio e da cidade. Porém, quando chegamos lá ia ter um evento e as visitas não iriam ocorrer, então ficamos conhecendo o estádio apenas por fora.

estadio
Moses Mabhida Stadium – Fonte: https://www.mmstadium.com/

Hluhluwe-Imfolozi Park

Ainda antes de viajarmos havia entrado em contato com empresas de turismo em Durban para fazer um safári. A empresa que mais gostei e tinha boas recomendações era Tim Brown Tours (www.timbrowntours.com). Verifiquei com eles a disponibilidade para o Day Safari Tour  no Hluhluwe Imfolozi Park e eles não tinham mais disponibilidade, porém me indicaram um amigo que nos levaria. Fechamos com ele e as 6:00 da manhã ele nos pegou no hotel e lá fomos para o tão esperado safári!

O Hluhluwe-Imfolozi Park (https://hluhluwegamereserve.com/) fica a cerca de 2 horas e meia de Durban. A estrada é super boa e não tem cidades até chegar lá, apenas pequenos povoados. O Hluhluwe-Imfolozi Park é a reserva mais antiga da África, possui 96.000 ha e tem os chamados Big 5, ou seja, Leão, Leopardo, Elefante, Rinoceronte e Búfalo.

durban18
Rinoceronte amamentando no Hluhluwe-Imfolozi Park

Essa sem dúvida foi uma das experiências mais emocionantes da minha vida. Além de ver de pertinho diversos animais, entre eles Leão, Rinoceronte, Girafa, Elefante, Búfalo e muitas zebrinhas, vivemos duas experiências super enriquecedoras: um Rinoceronte amamentando e um leão caçando uma zebra… ficamos lá, dentro do carro, como expectadores! No nosso passeio estava incluso almoço em um restaurante super aconchegante e charmoso lá dentro da reserva mesmo! E o legal era que a gente almoçava cheio de vida silvestre ao nosso redor.

Como não visitamos Joanesburgo e não tivemos a oportunidade de conhecer o Kruger National Park, que é o parque mais famoso da África do Sul e com mais infra-estrutura turística, achei que conhecer o  Hluhluwe-Imfolozi valeu muito muito a pena!

Pra finalizar…

De forma geral achei que foi ótimo conhecer Durban, que tem vários atrativos interessantes para se fazer em família e que a cidade surpreendeu positivamente.

E vocês já foram para Durban? Tiverem experiências semelhantes ou diferentes das que tivemos? Ou ficaram com vontade de conhecer? Compartilhe suas experiências e dúvidas com a gente aqui!

E no próximo post relatarei de forma detalhada a experiência de viajar grávida para Cape Town! Até breve!

♥♥♥

 

2 comentários em “Viajando grávida para Durban, África do Sul”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s