SÃO PAULO

A primeira viagem de avião com o bebê

Antes do Marquinho nascer já havíamos programado a primeira viagem de avião dele. Eu ainda estava grávida e, como pensávamos que o Marquinho nasceria início de janeiro, compramos passagem para fevereiro, no feriado do carnaval, para que o marquinho pudesse conhecer os bisavôs. Porém, como o Marquinho demorou um pouquinho mais para nascer (apenas final de janeiro), cancelamos a passagem e só mais para frente resolvemos levar ele para conhecer os bisos. Cancelamos a passagem pois não se recomenda viajar de avião com bebês com menos de um mês de idade, pois eles ainda têm a imunidade muito baixa e ficaria muito exposto ao contato com muita gente em um ambiente fechado.

Em junho de 2016 ia inaugurar o aeroporto aqui na nossa cidade, em Lages, SC, aí conseguimos preços ótimos para as passagens em julho e compramos para nós três e também para os meus pais, que há muito tempo não viajavam de avião, para que pudéssemos ter uma experiência bem legal juntos.

Além de irmos visitar a família em Americana, SP, tínhamos a entrevista marcada no consulado americano em São Paulo para tirar o visto do Marquinho, então juntamos as malas, cuia e a família e fomos!

O voo de Lages à Campinas

O aeroporto aqui Lages tem apenas um voo operado pela Azul com destino até Campinas. Para nós esse voo é perfeito, pois a família do Philipe mora em Americana, que é do ladinho de Campinas. A azul opera aqui com uma aeronave modelo ATR 72-600 com capacidade para 70 passageiros. Os voos que iniciaram diários (exceto sábados), atualmente ocorrem apenas nos domingos, segundas, quartas e sextas. O voo saía na época às 13:25h de Campinas e chegava às 15:10h em Lages, saindo daqui às 15:35h e chegando às 17:20h em Campinas. Agora vi que os horários mudaram, o voo sai de Campinas às 16:00h e chega às 17:55h aqui e sai de Lages às 18:20h e chega às 20:05h em Campinas. O aeroporto em Lages é a melhor opção para quem quer conhecer a serra catarinense, pois fica a pouco tempo das cidades turísticas de Urubici e São Joaquim.

A experiência do primeiro voo com o Marquinho e com os meus pais foi muito legal. Minha mãe só havia andado de avião uma vez, cerca de 40 anos atrás, então se lembrava bem pouco. E o meu pai só tinha voado em avião agrícola e morria de medo de andar de avião. Como o avião é pequeno e aqui na serra costuma ventar bastante, o avião dá uma boa balançada!!! Eu sentei junto com minha mãe e o Philipe junto com o pai, para que eles pudessem sentar na janela e ter a vista da viagem. Já o Marquinho ficou pulando para cá e para lá.

Viajando de avião com bebê

O Marquinho tinha 5 meses de idade nessa primeira viagem. Até os dois anos bebês não pagam passagem aérea, apenas as taxas, mas não tem direito a assento no avião. Devem ir sentados no colo. Nesse voo da azul e em todos os vôos nacionais que fizemos com o marquinho depois, não tinha nenhum cinto especial para prender ele junto do meu cinto, ele fica solto, apenas segurado por mim. Porém viajamos depois de uns meses para Nova Iorque e mais recentemente Miami e Orlando com ele e em todos os trechos era obrigado na decolagem e aterrissagem e em locais com turbulência que ele tivesse com um cinto acoplado ao meu. Vale lembrar também que os bebês tem direito a despachar um carrinho de bebê e um bebê conforto, sem contar como franquia de bagagem.

Para amenizar o desconforto na decolagem e aterrissagem, pela diferença de altitude, sempre é importante fazer com que o bebê esteja sugando alguma coisa, seja chupeta, mamadeira ou mamando no peito. No caso do marquinho ele mamou no peito tanto na decolagem quanto aterrissagem e assim ele foi bem tranquilo. Para entreter ele durante o voo, como já havia feito na primeira viagem de carro, separei alguns brinquedinhos e escondi algumas semanas antes da viagem, e só entreguei pra ele na hora do voo, pra ele achar mais interessante. E deu super certo, foi a viagem inteira lendo livrinho, pulando de um colo pra o outro e achando tudo diferente e interessante.

IMG_1453

Nos aviões maiores, tem um trocador em cima do vaso sanitário dos banheiros, onde baixa uma superfície e é possível trocar o bebê ali (apesar de pequenos os banheiros, sempre conseguimos nos virar tranquilo trocando ele no avião). Porém, nesse avião pequeno da azul, não há trocador. Durante a viagem precisamos trocar ele e tivemos que trocar no banco mesmo, mas nos viramos!

Sempre é importante levar nas viagens, além dos itens essenciais como fralda, pomada, lenços, etc., bastante mudas de roupa. No caso dessa viagem, saímos de um frio de perto de 10 graus para um calor de 30. Então além de roupas para o voo, caso sujasse, tinha que preparar para a temperatura quando chegássemos lá.

Viajar com bebê nessa fase é muito tranquilo! Eles ainda ficam mais quietinhos, se distraem fácil, no caso do Marquinho apenas mamava no peito, não tinha que se preocupar com papinhas e tudo mais, então tudo facilitou para a primeira experiência em viajar com o bebê de avião.

IMG_1457

Conhecendo o biso e a bisa

Essa viagem foi super especial para a gente e para o Marquinho, pois ele teve a graça de conhecer o biso e a bisa e eles também conhecerem o primeiro bisnetinho deles! A bisavó do Marquinho tem Alzheimer e está numa condição bem delicada, então queríamos logo proporcionar esse encontro. O vô do Philipe estava super forte e achávamos que o Marquinho ainda teria muitos anos para conviver com ele. Porém, alguns meses depois dessa viagem, descobriram que ele tinha um câncer galopante e ele não resistiu… Ainda conseguimos ver ele mais uma vez e foi muito lindo poder ter reunido o Marquinho com os dois bisos!

Também conseguimos ver alguns amigos nossos e foi muito legal para matar a saudade e para todos conhecerem o Marquinho! Ele sofreu um pouquinho com o calor, pois em Lages estava super friozinho e lá um baita calor, mas ele ficou super bem.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Além disso a viagem também possibilitou ir até São Paulo para tirar o visto dos EUA do Marquinho, garantindo a próxima viagem em família que seria cerca de dois meses depois.

Também fiquei muito feliz de poder ter proporcionado aos meus pais essa experiência de viajar de avião, junto com a gente, apesar do medo acho que eles curtiram bastante e espero que possamos ter ainda novas aventuras juntos por esse mundão a fora!

♥♥♥

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s